7 clássicos da literatura gótica
Quando se trata de literatura existem temas para todos os gostos. Há os romances, as aventuras, as fantasias, mas há também aqueles que apreciam uma boa dose de macabro. E como tudo tem um passado, é bem interessante voltarmos no tempo e conhecermos os livros que exploraram o universo gótico.
É claro que não busco aqui criar uma espécie de cânone, mas apontar os exemplares que tiveram grande destaque no tempo e que, de certa forma, contribuíram para o nosso imaginário.
Muito se tenta caracterizar as especificidades da literatura gótica. Seus temas são bastante abrangentes e comentam diversas questões. Porém traz como elementos de sua narrativa: a valorização dos aspectos sombrios, os elementos do horror – principalmente em figuras sobrenaturais – e o mistério, que sempre leva consigo o terror psicológico.
Se tratando de clássicos entendo que nenhuma das obras citadas tende a causar medo ou certo pudor, devido ao tempo em que foram produzidas, no entanto, é de se notar que os autores abordados influenciaram em grande medida as expressões artísticas contemporâneas, em especial a literatura e o cinema.
Sem mais delongas seguimos a lista!
1- Frankenstein ou o Prometou moderno (1818)
Com temas atemporais, Frankenstein, é uma obra prima. Apesar de sua abordagem simples, Mary Shelley, conseguiu criar um dos mais renomados romances góticos.
Nessa história a busca do doutor Frankenstein pela sua maior criação passa a ser o seu maior pesadelo. Os conflitos entre criador e criatura percorrem uma aventura intrigante em que nos leva a refletir e a considerar em qual lado estamos.
2- Histórias Extraordinárias (1832–1849)
Edgar Allan Poe foi um grande contista, isso significa que suas histórias são publicadas em coletânea num único volume. Seus trabalhos tendem a ser marcados por aspectos sobrenaturais, por grande teor de mistério e caráter obscuro.
Dentre os contos cabe a você escolher o de melhor interesse. Porém existem alguns bastante expressivos e do qual eu recomendo muito. Eles são: A queda da casa de Usher, O gato preto e A máscara da morte rubra.
3- Carmilla, a vampira de Karnstein (1872)
Vampiros são figuras emblemáticas quando o assunto é horror. No livro a personagem Laura descreve para nós todos os momentos sinistros em que viveu ao lado da vampira Carmilla.
Sheridan Le Fanu apresenta temas clássicos da literatura gótica como: castelos medievais, famílias antigas e terras frias e distantes da Europa. Sua história serviu de inspiração para Bram Stoker criar Drácula e também é considerado um dos cânones da literatura lésbica.
4- O Médico e o Monstro (1886)
Conhecido como O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, nesse livro temos o horror e o suspense misturado a questões que envolvem a personalidade humana. O lado bom e ruim de todos.
Profiro não me adentrar muito em sua descrição, mas com a leitura vão perceber a maneira como o autor influenciou diversos personagens para os quadrinhos e animações.
5- O Retrato de Dorian Gray (1890)
Oscar Wilde de maneira sarcástica e ao mesmo tempo filosófica denúncia a moralidade de nossa sociedade com um tom sombrio ao descrever a relação de Dorian e seu próprio retrato. Aqui a arte se entrelaça com a paixão, o cinismo e o crime.
No mercado vocês irão encontrar a versão original (sem censura) e a versão revisada, fique ao seu critério a escolha. Mas a edição que trago na imagem é uma versão original.
6- Drácula (1897)
É difícil não conhecer esse nome ou nunca ter ouvido falar dele. Drácula foi imortalizado pelo tempo e se tornou o vampiro mais famoso no cinema e na literatura.
Narrado de forma epistolar, no romance acompanhamos os acontecimentos e aventuras sombrias que ocorrem na mudança do conde Drácula, de sua moradia na Transilvânia , até sua estadia na Inglaterra.
7- A outra volta do parafuso (1898)
Uma professora aceita ser governanta de duas crianças órfãs na propriedade Bly, mas em tal casa figuras fantasmagóricas passam a tirar o seu sossego constantemente.
A trama a cheia de um suspense agoniante pairando dúvida a cada instante. Devo confessar que a linguagem do autor é um tanto rebuscada. Você também encontra o livro com o título A volta do parafuso em outras editoras.
É óbvio que essa lista poderia se estender entre muitos outros trabalhos importantes como é o caso de O Fantasma da Ópera, A Casa das Sete Torres e A Assombração da Casa da Colina. No Brasil temos como destaque a obra ultrarromântica de Álvares de Azevedo chamada Noite na Taverna. Hoje o maior escritor desse gênero talvez seja Stephen King dado as inúmeras adaptações do seus livros para o cinema.
Se você gostou desse poste me acompanhe aqui no Medium ou aproveite para me seguir no Instagram (dewcresce) e ficar por dentro das minhas leituras.